Visita à «Industrial Farense»

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Grupo RMA-PCI (Património Cultural Imaterial) foi realizada no passado dia 11 de fevereiro de 2019, a primeira reunião/visita do ano que contou com as seguintes representações do grupo: Direção Regional de Cultura do Algarve, Museu Municipal de Tavira, Museu Regional do Algarve e Museu Municipal de Faro.

All-focus

A visita decorreu na «Industrial Farense, Lda. – Fábrica de Farinhas de Sementes de Alfarroba», no Areal Gordo. Na Fábrica fomos recebidos pelo Sr. Isaurindo Chorondo, proprietário da fábrica e pelo Sr. Carlos Moura, responsável pelo Controlo de Qualidade, que efetuou a visita às diversas estruturas/espaços das instalações e explicou quais os processos que são realizados na transformação da Alfarroba. Sofre uma primeira transformação com a separação da semente da polpa para que  se produza, a partir da matéria-prima diferentes produtos, nomeadamente a goma de alfarroba, com grande procura devido aos seus variados usos; é muito utilizada na indústria alimentar, não só por ser um espessante natural, mas também devido às suas caraterísticas/propriedades, como o facto de ser livre de glúten, empregue nos produtos para bebés. Também produzem farinha de gérmen, da grainha.

IMG_20190211_122054.jpg

Face à agricultura praticada atualmente no Algarve, a indústria da Alfarroba luta contra algumas dificuldades que, apesar de tudo, não demovem o avanço e o desenvolvimento/investimento desta atividade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s