Exposição “Profissões Antigas de Cacela”

EXPOSIÇÃO
PROFISSÕES ANTIGAS DE CACELA
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela /CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Inauguração: 19 Maio, Sábado pelas 18h

No Algarve é ainda possível encontrar profissões que revelam uma profunda ligação ao território. No mar e na ria, pescadores com os seus barcos tradicionais e mariscadores apanhando bivalves, nos campos do barrocal e da serra, agricultores a trabalhar a terra e pastores com as suas cabras, mestres caleiros junto a antigos fornos de cal em zonas de calcário e, dispersos nos montes e aldeias, barbeiros, merceeiras, costureiras, empalhadores e cesteiros. São detentores de memórias e de antigos saberes-fazeres que conjugam um conhecimento profundo do meio natural, matérias e recursos disponíveis, dos ciclos astrais (influenciando sementeiras, colheitas, idas ao mar) com as necessidades dos seus habitantes.
Esta exposição resulta de trabalho de campo junto de 10 profissionais na zona de Cacela: agricultor, barbeiro, mestre caleiro, cesteiro, costureira, empalhador de cadeiras, merceeira, pastor, mariscador, pescador e calafate. Percursos de vida, heranças antigas, saberes, gestos e matérias que se registam para conhecer, lembrar e, quem sabe, inspirar novos caminhos…

Convidamo-lo a estar presente na inauguração da exposição dia 19 Maio, Sábado pelas 18h, com a presença de alguns destes antigos profissionais.

A exposição estará patente ao longo deste ano e pode ser visitada no seguinte horário:
De segunda a sexta-feira
9h00 – 13h00 e 14h00-17h00