“Partilhar Memórias” – Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua

A 6ª edição da iniciativa “A nossa cultura sai à rua” traz à freguesia da Mexilhoeira Grande dois dias de memórias, saberes e sabores Nos dias 22 e 23 de setembro realiza-se o evento integrado nas Jornadas Europeias do Património 2018, este ano subordinadas à temática “Partilhar Memórias” – “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura…

Workshop «a Palma nas mãos»

O Museu Regional do Algarve vai realizar mais uma atividade inserida na rubrica ‘Entretenhas no Museu Regional’, desta vez o workshop «a Palma nas mãos», que se realizará no próximo dia 26 de maio, às 15h. Tendo como ponto de partida as matérias-primas do Algarve, vamos aprender e executar uma peça em empreita. Destinado ao…

Exposição “Profissões Antigas de Cacela”

EXPOSIÇÃO PROFISSÕES ANTIGAS DE CACELA Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela /CMVRSA Antiga Escola Primária de Santa Rita Inauguração: 19 Maio, Sábado pelas 18h No Algarve é ainda possível encontrar profissões que revelam uma profunda ligação ao território. No mar e na ria, pescadores com os seus barcos tradicionais e mariscadores apanhando…

Oficina “Empreita com palma. Como fazer uma alcofinha”

OFICINA EMPREITA COM PALMA. Como fazer uma alcofinha Com Ana Maria Afonso Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Antiga Escola Primária de Santa Rita Sábado, 19 de Maio, 15h00 às 18h00 Público em geral (crianças só a partir dos 8 anos) A empreita é um dos elementos identificadores da “cultura material algarvia”, pelo…

MAIOS NA ALDEIA DE SANTA RITA

A partir de quadras do cancioneiro popular 1 e 2 de Maio (durante o dia) No Algarve, em muitos lugares, é tradição no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Estamos a falar de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados…

3.º Encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memória”

As Tradições e a Memória de São Brás de Alportel voltam a estar em destaque no Museu do Trajo nesta 3.ª edição do Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória. O Encontro, que conta com a presença de oradores e profissionais de renome, decorrerá no dia 17 de março, e promete uma viagem pelo…

Desculpe, como me Chamo?

  A atividade “Desculpe como me chamo?” teve início em 2014 e tem lugar na primeira quarta-feira de cada mês. Esta iniciativa tem o objetivo de começar a dar nome e “corpo” aos rostos das fotografias da coleção dos estúdios do fotógrafo Padre Guerreiro. Um espólio que integra o acervo do Museu desde 1992 e…

Exposição Pãotrimónio

Da cultura mediterrânica faz parte a tríade pão, azeite e vinho. É o pão que esta exposição pretende celebrar e promover. Pela sua história, pelo bem que nos faz, pela beleza das paisagens e gente que evoca, pelas pessoas que ainda o fazem! A exposição, com textos em português e inglês, foi promovida pela Terras…

Fotografia, Memória e Identidade

Todas as quintas-feiras, entre as 15 e as 18 horas, as sessões do Projeto FMId chamam ao Museu do Traje de São Brás de Alportel os interessados na história local, nas memórias pessoais e coletivas ou nos saberes e fazeres, hoje já esquecidos. A iniciativa mobiliza cerca de duas dezenas de pessoas que, entre familiares,…

Festas da Culatra: Património Cultural Imaterial

Festa da Nossa Senhora dos Navegantes: quando imagens e gentes fazem uma romaria sobre as águas “Uma surpresa entre os resultados do Orçamento Participativo Portugal (OPP), divulgados na quinta-feira, 14 de setembro, é a aprovação do projeto «Festa da Nossa Senhora dos Navegantes: quando imagens e gentes fazem uma romaria sobre as águas», proposto por…

Talegos para o Pão por Deus

OFICINA Talegos para o Pão por Deus CIIPC, Santa Rita Domingo, 21 de Outubro, 15h00 às 18h00 Para famílias O Dia de Todos os Santos e dos Finados (1 e 2 de Novembro) inauguram em Portugal o ciclo festivo do Inverno, dedicado ao culto dos antepassados. Ainda hoje se fazem romagens aos cemitérios, limpam-se as…