Renda de Birlos

Este slideshow necessita de JavaScript.


O bilro é um pequeno instrumento composto por uma haste cuja ponta apresenta uma forma esférica. Na outra ponta da haste é enrolada a linha que vai sendo presa a um design padrão ou desenho da renda. A produção desse tipo de renda requer o uso de vários bilros, cuja quantidade varia conforme a complexidade do desenho. A renda é produzida em cima de almofadas assentes num cavalete de madeira. O fio usado pelas rendeiras de bilro é o algodão, predominando o uso da cor branca. O molde utilizado é denominado “Pique”. Os modelos de desenhos são antigos, sendo passados de uma geração para outra.
É conhecida a expressão “Onde há redes há rendas” e o Algarve não foi exceção, como não foram quase todas as povoações do litoral onde se desenvolve atividade piscatória.
Na Fuseta esta atividade é uma prática antiga e este legado é hoje continuado pela herdeira da tradição Nídia Gouveia.
“Iniciei a aprendizagem da renda de bilros no Bairro dos Pescadores, Fuseta, com a D. Morália. Mais tarde apresentei, à Junta de Freguesia da Fuseta e ao Centro Social Nossa Senhora do Carmo um projecto ligado às rendas. Comecei a ensinar a técnica base a fixas etárias entre os nove e os cinquenta anos. Algumas dessas pessoas já faleceram e as mais novas nunca se dedicaram a esta arte. Não sendo esta a minha actividade profissional, dedico-lhe algumas horas por semana”